O curso Pré-Universitário da Universidade
Federal Fluminense (PUUFF) torna público o presente EDITAL, com normas, rotinas e procedimentos relativos ao Processo de Seleção para ingresso no curso preparatório para o vestibular.
1. DA REALIZAÇÃO
1.1 O Processo de Seleção 2016 ficará a cargo da Coordenação de Processo de Seleção, designada pela Coordenação do Curso, instalado no Campus Universitário da UFF, Rua José do
Patrocínio, n 71, sala dos professores, 2º andar do Bloco C, Campos dos Goytacazes - RJ.
1.2 À Coordenação de Seleção, caberá planejar, coordenar e executar o Processo de Seleção 2015, divulgando todas as informações pertinentes ao concurso.
1.3 O Processo de Seleção estará aberto a todos aqueles que tenham concluído ou que estarão cursando em 2016, o último ano do ensino médio ou equivalente.
1.4 O Processo de Seleção será realizado em uma única etapa
com prova de conhecimentos gerais, na data estabelecida no calendário (Anexo I).
1.5 O resultado do Processo de Seleção será válido, unicamente, para o ano letivo de 2016.
1.6 Serão oferecidas 70 (setenta)
vagas para o ano letivo de 2016, sendo 10 (dez) destas para encaminhamento
das redes de atenção do munícipio, no período da tarde de segunda à sábado (13h
às 17h30min)
1.7 Do total de setenta vagas previstas neste edital, haverá reserva de 5%
(duas vagas), para candidatos (as) portadores (as) de deficiência conforme
Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, publicado no Diário Oficial da
União de 21 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto n 5.296, de 2 de
dezembro de 2004.
2. DA INSCRIÇÃO
2.1 As instruções para a inscrição no Processo de Seleção 2016 que se encontram no Edital, bem como o restante do material necessário à inscrição, estarão disponíveis no Curso PRÉ Vestibular da UFF, Rua José do Patrocínio, n
71, sala dos professores, Campos dos Goytacazes, no período estabelecido no calendário (Anexo I) e, em nenhuma hipótese, será fornecida segunda via desse material.
2.2 O candidato, para se inscrever deverá observar as datas próprias no calendário (Anexo I) e adotar os seguintes procedimentos:
a) dirigir-se ao local de inscrição, no endereço citado no item 2.1, deixar no local nome completo,número de telefone,
email (caso tenha) e RG, e receber o comprovante de inscrição, rubricado e datado, para eventuais comprovações junto a Coordenação de Seleção.
Ou:
b) Inscrever-se online através do link indicado no blog do PUUFF (https://form.jotformz.com/60347838782669).
2.3 O candidato impedido de efetuar sua inscrição poderá constituir um representante por meio de procuração, escrita de próprio punho, datilografada ou digitada.
2.4 A Coordenação de Seleção validará a inscrição somente dos candidatos que entregarem a documentação exigida até o dia estabelecido no calendário (Anexo I).
2.5 Em nenhuma hipótese serão admitidas:
a)entrega de fotocópia do Requerimento de Inscrição;
b)alteração do Requerimento de Inscrição após a entrega;
2.6 Será aceita apenas uma inscrição por candidato. No caso de dois ou mais Requerimentos de Inscrição para um mesmo candidato, será considerado somente o requerimento de data mais recente.
2.7 O candidato que necessitar de condições especiais para realizar a prova deverá:
a) Informar essa necessidade no local apropriado do Comprovante de
Inscrição;
b) procurar a Coordenação de Seleção no período até dia 19/02/2016 das 13h às 17h, munido de atestado médico com parecer descritivo que comprove a
necessidade de condições especiais, assim como a especificação do tipo de atendimento necessário;
c) o não comparecimento a Coordenação
de Seleção implica a realização da prova nas mesmas condições dos demais candidatos.
2.8 A inscrição no Processo de Seleção 2016 implicará a aceitação irrestrita das condições estabelecidas pela Coordenação de Seleção, não cabendo ao candidato qualquer recurso quanto às normas contidas neste Edital.
2.9 O não cumprimento de quaisquer dos procedimentos de inscrição impedirá a efetivação da mesma.
3. DA PROVA
3.1 A prova de Conhecimentos Gerais, comum a todos os candidatos inscritos,
terá como objetivo avaliar as habilidades e as competências mínimas do ENSINO
FUNDAMENTAL e MÉDIO.
3.2 A prova de Conhecimentos Gerais será constituída de prova objetiva, que
constará de 35 (trinta e cinco) questões de múltipla escolha, abrangendo
conhecimentos dos conteúdos básicos do ensino fundamental e médio.
3.3 A prova de Conhecimentos Gerais será aplicada na data e horário estabelecidos no calendário (Anexo I).
3.4 O candidato somente poderá realizar a prova no local indicado no calendário (Anexo I), sendo de sua inteira responsabilidade a locomoção até o local da prova.
3.5 A prova terá início às 13h (treze horas), com duração de 4h (quatro
horas).
3.6 O candidato deverá apresentar-se no local da prova com uma hora de
antecedência, munido do comprovante de Inscrição, documento oficial com foto,
lápis e caneta esferográfica azul ou preta.
3.7 Não será permitida a entrada do candidato após o horário estabelecido para o início da prova; neste caso, o candidato será considerado eliminado do Processo de Seleção.
3.8 Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada de prova.
3.9 O gabarito das questões da prova será divulgado no mesmo dia da sua realização no blog do Pré-Vestibular Comunitário Josué de
Castro (http://pvcjcuff.blogspot. com.br/), no site da UFF Campos (http://www.pucg.uff.br/) e no mural do Pré Vestibular, na Universidade Federal
Fluminense.
3.10 O candidato poderá recorrer da formulação das questões e do gabarito nas datas previstas no calendário (anexo I). Para tal, deverá entregar solicitação formal na Coordenação do Pré vestibular, fundamentada no dia e horários estabelecidos no
calendário (anexo I).
3.11 Os resultados dos Recursos estarão disponíveis no dia estabelecido no calendário (Anexo I) pelos mesmos canais de comunicação da divulgação do
gabarito.
3,12 Em cada sala, os 03 (três) últimos candidatos a terminar a prova só poderão sair juntos. O não cumprimento dessa determinação pode implicar a anulação da prova do(s) candidato(s) que se recusar(em) a permanecer.
3.13 Será eliminado do concurso o candidato que obtiver número de acertos/nota igual à zero.
3.14 Será considerado aprovado o candidato que alcançar um mínimo de 30% de acertos na prova objetiva. O que não significa selecionado.
3.15 O resultado da prova, ou seja, a relação dos candidatos considerados aprovados na prova estará disponível nos dias e locais estabelecido no calendário (Anexo I).
3.16 No caso de não aprovação, o candidato poderá pedir revisão da correção da prova na data estabelecida no calendário (Anexo I).
3.17 O pedido de revisão deverá ser feito pelo candidato ou por seu representante legal, na coordenação do curso, através do preenchimento da Requisição de Revisão da prova.
3.18 O resultado da Revisão estará disponível no dia estabelecido no calendário (Anexo I).
3.19 A prova terá caráter eliminatório e classificatório.
4 . DO RESULTADO FINAL
4.1 A
divulgação do resultado final será feita no dia estabelecido no calendário
(anexo 1).
4.2
Serão levados em consideração, para classificação final a aprovação e classificação
na prova de Conhecimentos Gerais;
4.3 Na
ocorrência de candidatos com igual número de pontos, para fins de
classificação, será feito o desempate levando-se em conta o numero de acertos
obtidos na prova de Conhecimentos Gerais. Persistindo o empate, seguem-se,
sucessivamente, o número de pontos obtido na prova de Português e Matemática.
Ainda persistindo o empate será levado em consideração o candidato com maior
idade.
4.4 O candidato não classificado não ingressará no
início do semestre, porém passará a compor uma lista de reclassificação.
5. DA RECLASSIFICAÇÃO
5.1
Caso venha a ocorrer liberação de vagas por conseqüência de falta aos
procedimentos de matrícula, por desistências de matrícula ou por desligamento
de alunos, a equipe de seleção promoverá tantas reclassificações quantas forem
necessárias para o preenchimento de eventuais vagas remanescentes, respeitando
a classificação do resultado final.
5.2 As
listagens de candidatos reclassificados automaticamente serão divulgadas os
mesmos endereços eletrônicos da divulgação do resultado final e no mural da
Coordenação do PUUFF.
5.3 A
reclassificação também poderá ser realizada por contato telefônico (número
fornecido pelo candidato no ato da inscrição).
6. DA MATRÍCULA
6.1 A
fim de realizar os procedimentos de matrícula, os candidatos classificados
deverão comparecer à coordenação do curso, de acordo com as datas previstas no
calendário (Anexo I).
6.2 O
candidato que, no ato da matricula, não apresentar certificado de conclusão, ou
declaração de estar no ultimo ano do ensino médio ou certidão equivalente, será
considerado inapto à vaga e, portanto, perderá a sua vaga no PUUFF.
6.3 O
candidato que não comparecer para realizar o preenchimento e entrega do
formulário de matrícula, será considerado desistente da vaga e, portanto,
eliminado do Processo de Seleção 2016;
6.4 Os
documentos necessários à realização da matrícula são os seguintes:
a) diploma ou certificado de conclusão do ensino
médio ou declaração de estar na ultima série;
b) carteira de identidade (original);
c) 1 foto 3x4 recente;
6.5 O candidato impedido de comparecer
ao PUUFF, para qualquer
procedimento administrativo
de matrícula, deverá constituir um representante por meio de
procuração. Deverá, ainda,
ser apresentado original e fotocópia do documento de identidade de seu
procurador,
7 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
7.1 O candidato impedido de
comparecer ao PUUFF para qualquer procedimento administrativo
poderá constituir um representante, e, neste caso, deverá obedecer à orientação descrita no item 2.5.
7.1.1 Sempre que
solicitados, deverão ser apresentados o documento de identidade do
candidato e do responsável ou
procurador.
7.2 O PUUFF não se responsabilizará por eventuais extravios de documentos, sendo
de inteira responsabilidade do
candidato
manter sob
sua guarda
e, sempre
que solicitado, apresentar ao PUUFF o comprovante de Inscrição.
7.3 As
disposições, instruções e informações contidas
no Manual do
Candidato e nas capas das provas constituem normas que complementarão o presente
Edital.
7.4 Será eliminado do Processo de Seleção 2016
o candidato que, durante
a prova, se comunicar com
outros candidatos, efetuar
empréstimos de material, usar de outros meios
ilícitos, desrespeitar os fiscais ou, ainda, praticar atos contra as demais normas contidas neste Edital.
7.5 Também será eliminado, a
qualquer época, o candidato
que houver utilizado documentos
ou informações falsas, ou
outros meios ilícitos.
7.6 Durante a prova,
não será permitido porte
de arma de fogo
ou uso de aparelhos eletrônicos de comunicação, relógios digitais, réguas de
cálculo, calculadoras, esquadros,
compassos, transferidores
e similares,
como também será vedada qualquer consulta bibliográfica
e a utilização
de corretores ortográficos líquidos.
7.7 Não
será permitido
fumar dentro
das salas durante a prova, bem como uso de boné
ou similar.
7.8 Será de inteira responsabilidade do candidato o prejuízo decorrente da não atualização de seu endereço ou telefone junto
à Coordenação de
Seleção.
7.9 O PUUFF divulgará, sempre que necessário, editais, normas
complementares e avisos oficiais sobre o Processo de Seleção 2016.
7.10 É de
absoluta obrigação
do candidato, manter-se informado sobre calendário (Anexo I) e
suas datas e prazos,
além dos editais,
normas complementares e avisos oficiais, sendo de
sua total responsabilidade o
prejuízo decorrente da
não observação desses dados.
7.11 O PUUFF
não se
responsabilizará por eventuais divulgações de provas, gabaritos,
resultados
ou outros tipos de
materiais publicados por qualquer meio de divulgação não informado neste edital, inclusive de
outros setores
da UFF, sendo de inteira
responsabilidade do candidato manter-se informado sobre as diferentes etapas
do concurso e seus resultados.
7.12
Toda divulgação se dará pelo blog do PVCJC
(http://pvcjcuff.blogspot.com.br/), no site da UFF Campos
(http://www.pucg.uff.br/) e no mural do PVCJC
e na nossa Page no facebook: Pré- vestibular Comunitário Josué de Castro
7.13
Os casos omissos serão resolvidos pela Equipe do projeto.
7.14
Esclarecimento de duvidas através da Coordenação do Pré (22-27330310, ramal-
4136) e do email pvcjcuff@gmail.com.
Anexo
I - Calendário PUUFF 2016 Alunos
Inscrição
Online
|
05/02 a 19/02
|
Inscrição
Presencial
|
15/02 a 19/02
das
14h00 às 18h00
|
Prova de
Conhecimento Gerais
|
21/02 das
13h00 às 17h00
|
Resultado
|
22/02
|
Recurso
|
23/02
|
Resultado
Recurso
|
24/02
|
Matrícula
|
24/02 a 26/02
das 14h00 às 18h00
|
Início das
aulas
|
29/02
|
Divulgação e
matrícula da 1ª reclassificação
|
29/02 a 04/03
|
Divulgação e
matrícula da 2ª reclassificação
|
07/03 a 11/03
|
Divulgação e
matrícula da 2ª reclassificação
|
14/03 a 18/03
|
Local
da inscrição e matrícula: Curso PRÉ
Universitário da UFF, Rua José do Patrocínio, n 71, Bloco
C, 2º piso, sala dos professores, Campos dos
Goytacazes.
Local
da Prova: UFF- Campos, Bloco C, 2º piso
Rua
José do Patrocínio, n 71, Centro, Campos dos Goytacazes.
Documentos para a realização da matrícula:
Fotocópias:
a) diploma ou certificado de conclusão do ensino médio ou declaração de
estar na última série;
b) carteira de identidade (original);
c) 1(uma) foto 3x4 recente
Obs:
A prova não conterá Redação, filosofia, sociologia, inglês nem
espanhol.